Case

Cavaletti

ms_redes_cases_cavalettiCavaletti S.A. reestrutura sua rede com Laserway Furukawa

Presente no mercado de produtos para ambientes profissionais, corporativos e coletivos desde 1974, a Cavaletti S/A Cadeiras Profissionais tem atuação em todo o Brasil. Como uma empresa certificada ISO 9001:2008, ABNT NBR ISO 14001, OHSAS 18001 e Cerflor, tem seu comprometimento com a qualidade de seus produtos e serviços estabelecida.

A Cavaletti aposta em inovação, sustentabilidade, qualidade e satisfação de seus clientes, apresentando ao mercado uma diversidade de produtos que atenda ao público executivo, operacional e coletivo, seja com modelos do portfólio ou projetados especialmente para os clientes mais exigentes.

Para melhor organizar seus projetos e demais dados na rede, a empresa precisou reformular sua estrutura. “Nossa estrutura de rede antiga, categoria 5E, estava comprometida com uma série de cascateamentos de switches e alguns cabos instalados incorretamente, prejudicando muito a transferência de dados e a velocidade” explica Mauri Luís Tomkelski, Gestor de TI da Cavaletti S/A.

A instaladora MS Redes e a distribuidora Delta Cable foram as escolhidas para realizar a mudança com a solução completa: racks Attic; switches SMC/Edge-Core; fontes Emerson Network Power; caixas de piso e calhas de tomada Sollan e, como destaque, a solução Laserway da Furukawa – por ser seu primeiro case nacional.

Segundo Douglas Maciel e Marcio Sutil, Diretor Financeiro e Diretor Técnico da MS Redes, respectivamente, o planejamento foi essencial neste projeto. “Acreditamos que planejamento foi a palavra chave que norteou todo o desenvolvimento deste trabalho. Sabíamos que estávamos desenvolvendo algo pioneiro e arrojado”.

Para Luciano Velozo, Gerente Comercial Delta Cable, a distribuidora reforçou ainda mais seu comprometimento ao assumir um projeto tão específico e diferenciado. “Sendo o primeiro case Laserway Furukawa do Brasil, o aspecto inovador deste projeto é colocado em evidência, assim como o nosso compromisso de estar sempre em dia com as soluções mais atuais do mercado” diz.

As empresas responsáveis pelo projeto também contaram com a participação da própria Furukawa, que garantiu apoio total durante a instalação. Giovana Labegalini, Engenheira de Banda Larga, comenta que “a Furukawa acompanhou o projeto desde a sua concepção até a instalação, buscando manter o cliente sempre informado das consequências que cada decisão no projeto acarretaria. A presença do fabricante junto aos parceiros transfere segurança ao cliente, que sabe que sua rede será feita de acordo com as melhores recomendações” diz.

A solução Laserway Furukawa surge como uma opção para quem deseja conectividade IP convergente em ambientes de cabeamento estruturado a partir de tecnologia GPON.

A tecnologia PON LAN, ou simplesmente OLAN (Optical LAN), que vem ganhando destaque no mercado, apresenta diversas vantagens essenciais para quem busca relação custo benefício: pode reduzir em 69% a utilização de cabos, além de apresentar vida útil do canal no mínimo cinco vezes maior, tecnologia verde – podendo chegar a 87% menos consumo de plástico e 70% menos consumo de energia, e ocupar 33% menos o rack, 89% menos m2 de sala técnica e 95% menos portas de ativos.

Sendo assim, a Laserway apresenta redução significativa de CapEx, oferecendo uma infraestrutura mais simples em todas as áreas do cabeamento, e redução significativa de OpEx, oferecendo menor consumo de energia, menor custo de operação e menor custo de manutenção.

Labegalini explica ainda a durabilidade do material. “O principal diferencial (da solução Laserway), é o fato de o cliente possuir agora uma rede preparada para o futuro, que suportará banda requerida por inúmeros anos, pois os limites da fibra óptica estão muito longe de serem atingidos” conta.

Ainda quanto à solução Laserway, os diretores da MS Redes destacam sua importância no mercado. “Quando planejamos a reestruturação da rede, tínhamos como objetivo otimizar e agregar qualidade ao trabalho desenvolvido pela Cavaletti. Para um projeto desse porte seria necessário inovar, mas com uma tecnologia já consolidada no mercado. Dentro disso, surgiu o projeto de uma rede óptica passiva, o que atenderia à necessidade de nosso cliente e agregaria vantagens como a redução significativa de despesas operacionais e de capital” explicam.

A implementação da nova rede foi um sucesso. Delta Cable e MS Redes trabalharam em conjunto a cada necessidade apresentada pelo cliente. “A execução do projeto foi um sucesso, seguindo um cronograma muito bem elaborado e implementado, permitindo a flexibilização quando necessária pela Cavaletti”, explica o Gestor de TI da Cavaletti.

Maciel e Sutil comentam a participação da instaladora neste projeto. “Como o trabalho teve seu foco na escolha da melhor alternativa de reestruturação de toda a rede lógica da Cavaletti, a nossa participação foi fundamental em todos os processos: desde planejamento e projeto, até implementação e ativação” explicam. “A presença da Delta Cable neste projeto foi imprescindível, sempre comprometida com seu integrador, bem como com o cliente final. Para a MS Redes é uma satisfação ter a Delta Cable apoiando e abraçando projetos como este” completam.

Sobre o resultado final, Mauri Luís Tomkelski demonstra a satisfação da Cavaletti. “Estamos muito satisfeitos com todas as empresas parceiras deste projeto, atuaram sempre com profissionalismo, agilidade e cuidado tanto com os novos equipamentos, como com os equipamentos já existentes na Cavaletti”. Ainda reforçando as principais qualidades dos novos equipamentos afirma que “A facilidade para instalação, configuração, manutenção e solução de problemas são os principais pontos a destacar dessa nova tecnologia e/ou solução”.

Fontes:
Cavaletti S.A. Cadeiras Profissionais
www.cavaletti.com.br

MS Redes
www.msredes.com.br

Delta Cable Informática e Telecomunicações
www.deltacable.com.br