Case de Sucesso Expo Concórdia

Implantação de Rede Wifi para a Expo Concórdia 2019.

Case de Sucesso: UniFi XG na Expo Concórdia 2019 e Mundial de Robótica

Nos dias 6–15 de setembro ocorreu mais uma edição do Expo Concórdia em Santa Catarina, com público registrado de 343 mil visitantes passantes no Parque de Exposições de Concórdia em 10 dias. Além disso, esse evento também hospedou o Mundial de Robótica nos dias 12–15 de setembro.

Além do projeto de cobertura Wi-Fi, foi instalada toda uma infraestrutura de rede GPON, já que a área era grande e os APs foram espalhados por todo o parque, além da instalação de 80 câmeras de CFTV de alta resolução para monitoramento do ambiente.

Escopo do Projeto

Para prover cobertura Wi-Fi em todas as áreas do amplo Parque de Exposições de Concórdia foram utilizados 42 APs UniFi e um roteador EdgeRouter Infinity na borda, conforme relacionado abaixo, sendo que em vários momentos houve registros de 2500 conexões simultâneas.

  • 01 EdgeRouter Infinity

  • 05 UAP-XG

  • 14 UAP-HD

  • 17 UAP-AC-M-PRO

  • 06 UAP-AC-LITE

Mapa Localização dos Access Points

Estatísticas de Consumo e Dispositivos Conectados

Particularmente no Centro de Eventos onde estava ocorrendo as batalhas de robôs do Mundial de Robótica, o acesso Wi-Fi foi provido apenas na banda de 5 GHz porque a banda de 2,4 GHz ficou exclusiva para os controles remotos dos robôs. Para contornar esse problema de muita incidência de interferência no poluído espectro de 2.4 GHz, a solução é optar por equipamentos AC porque a banda 5G sofre menos interferência, afinal nessa faixa do espectro existem mais canais disponíveis para uso concorrente e o sinal tem menor capacidade de penetrar obstáculos. No local das batalhas houve registros de 300 a 400 conexões simultâneas.

O grande destaque foi o UAP-XG, sendo que no evento houve registros de 518 conexões em um único AP desse modelo recentemente lançado nos EUA e já homologado no Brasil. Ele é o equipamento ideal para ambientes de ultra densidade com grande concentração de pessoas, exatamente o cenário deste case. O UAP-XG possui 4 rádios com as seguintes características:

  • 1 Rádio MU-MIMO de 2,4 GHz
  • 2 Rádios MU-MIMO de 5 GHz
  • 1 Rádio de Segurança (Scan do Espectro)

Esse modelo UAP-XG possui 3 rádios (tri-band) para transmissão/recepção de dados, além de 12 antenas (12×12), tecnologia que permite atender até 12 clientes simultaneamente, sendo 4 clientes por rádio (4×4). Essa composição extraordinária de hardware confere ao UAP-XG um throughput real agregado da ordem de 5 Gbps e capacidade nominal para atender até 1.500 clientes, sendo que a recomendação é 750 clientes.

Outra característica muito interessante é que existe um quarto rádio de segurança dedicado para fazer a varredura do espectro em tempo realsem que seja necessário interromper a operação do equipamento, conforme pode ser observado na figura abaixo.

UAP-HD que possui a melhor relação preço-performance do mercado em comparação a todos os demais concorrentes, conforme ilustrado no infográfico abaixo. Esse AP é indicado para ambientes com alta densidade de clientes, por exemplo em eventos com grande fluxo de pessoas em pequenos espaços, tendo capacidade recomendada para 250–300 clientes.

Em testes recém realizados por uma consultoria independente, o UAP-HD apresentou o melhor desempenho dentre os concorrentes no que diz respeito à transmissão de streaming de vídeo, tendo recebido o melhor índice de satisfação dos usuários (qualidade da experiência).

Já o UAP-AC-M-PRO é ideal para ambientes externos mais amplos que têm maior densidade de clientes e demandam maior área de cobertura, como por exemplo praças públicas e campus. Este AP suporta mais clientes (até 120) e possui antenas internas de 8 dBi de ganho, o que garante melhor área de cobertura. Ele também possui uma segunda porta gigabit que pode ser utilizada para conectar outro dispositivo via bridge, por exemplo uma câmera, sensor ou qualquer outro aparelho com uma interface Ethernet.

Outro destaque do evento foi o EdgeRouter Infinity (ER-8-XG) utilizado na borda para compartilhamento da conexão e monitoramento em tempo real do perfil de consumo de tráfego dos visitantes no evento, já que esse equipamento é recomendado para ambientes com até 20.000 clientes.

 

Gráfico Consumo de Link Roteador Edge Router Infinity

ER Infinity está no topo do portfólio de roteadores EdgeMAX com um processador de dezesseis núcleos capaz de processar 18 milhões de pacotes por segundo (pps), além de ter 16G de memória RAM. Ele é equipado com oito interfaces SFP+ de 10 Gbps, além de uma interface RJ-45 de 1 Gbps. Sua carcaça permite o acoplamento de duas fontes redundantes para evitar a parada do equipamento naqueles ambientes críticos.

Resultados

           A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

            A opção pela solução UniFi foi determinante para conseguir ter sucesso frente ao desafio de prover Wi-Fi de qualidade no evento, principalmente para um público tão exigente com tecnologia quanto o pessoal da área de robótica, conforme constatado no depoimento abaixo:

Tínhamos um grande desafio pela frente com a cobertura total de Wi-Fi em todas as áreas do Parque de Exposições. Sabíamos que a quantidade de usuários seria bem grande, por isso resolvemos trabalhar com a solução UniFi que novamente superou nossas expectativas, principalmente em sua nova linha XG, pela alta densidade de usuários que ela suporta.

Marcio Sutil
Diretor na MS Redes